domingo, 25 de setembro de 2011

Como aplicar games em sala de aula?

Você está preparado para fazer o seguinte convite aos seus alunos: “Vamos jogar juntos"? Pois, para usar games na educação, é preciso criar uma nova dinâmica dentro de sala de aula.“O professor tem que sair do pedestal”, brinca Roger Tavares, criador do Fábrica de Games. Como os jogos pressupõem uma socialização, o professor tem que jogar junto. E, muita vezes, aprender com os próprios alunos.
Não existe uma metodologia fechada para o uso de games. Ela deve ser desenvolvida caso a caso. “Levar um game para a escola é como preparar uma aula: você conhece a sua classe, procura as melhores maneiras de trabalhar com aqueles alunos e vê como aplicar o conteúdo”, diz ele. “Você deve escolher um game adequado e ver se os conceitos que ele trabalha são os que você precisa". Roger sugere, inclusive, que a escolha do jogo seja feita junto com os estudantes.
Mas o game pode ser usado como motivador, não necessariamente como conteúdo. E pode ajudar a desenvolver competências e habilidades”, explica. Por fim, Roger Tavares lembra que o professor deve fazer uma avaliação para verificar se o novo método funcionou.

Fonte: http://oiconecta.org.br/noticia/view/id/59
          http://ntecolinasdotocantins.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20sala%20de%20aula

 O jornal O Globo de maio de 2010 apresenta colocações de Hermano Vianna: Game é cultura . Vale a pena conferir!

Site Smartkids

Para o Ensino Fundamental inicial um site bem interessante é o SMARTKIDS que trás jogos com uma abordagem pedagógica bem interessante.
Esse é uma dica do blog: http://ntecolinasdotocantins.blogspot.com/search/label/Dicas%20para%20sala%20de%20aula

Confira: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/


É hora da Matemática

  Equipes muito competentes desenvolveram estes sites para você professor de Matemática, com vídeos, simuladores e guia do professor; você pode navegar e conhecer um material bem dinâmico para desenvolver em suas aulas.
 Neste, você terá acesso a um conjunto de recursos produzidos pelo projeto "Condigital" do MEC. Estes tem por objetivo favorecer o estudo da Função de 2º Grau.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Você ensina seu filho a gostar de ler?

          Responda ao teste elaborado pela professora Maria Afonsina Matos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e descubra se você contribui para que seu filho se torne um bom leitor. Clique na imagem e realize o teste

Fonte da imagem: http://senhorsisifo.blogspot.com/ 

Fonte da Matéria:  http://educarparacrescer.abril.com.br/index.shtml

 

 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MEC vai distribuir tablets para alunos de escolas públicas em 2012

Ministro Fernando Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano.

 


Foto: tvig
Ministério da Educação estuda uso de tablets

O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets – computadores pessoais portáteis do tipo prancheta, da espessura de um livro – a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental.”
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. “Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria.”
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das “centenas de milhares”. Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
“O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets.”